Título: GUIA VALOR ECONÔMICO DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

Autor: Moysés Simantob e Roberta Lippi

Editora: Globo

Gênero: Referência – Manuais

Páginas: 152

Sinopse

Este guia orienta, esclarece e mostra o caminho para que as organizações brasileiras tornem-se sistematicamente inovadoras e, portanto, mais competitivas. Aborda o tema sob todos os ângulos. De início, apresenta os principais conceitos de inovação e de gestão da inovação. Os autores destacam em seguida aquilo que é essencial para qualquer processo inovador: as pessoas – mais do que “fatores”, elas são os verdadeiros “agentes” da inovação. Não falta, ainda, a análise dos macrofatores cruciais para impulsionar a prática da inovação no Brasil: o desenvolvimento tecnológico, a integração universidade-empresa e o apoio governamental.

Título: ORGANIZAÇÕES INOVADORAS: Estudos e Casos Brasileiros

Organizador: José Carlos Barbieri

Coautor: Moysés Simantob

Editora: Editora FGV

Páginas: 164

Sinopse

Este livro discute a influência dos modelos de gestão sobre a capacidade de as empresas realizarem inovações em bases sistemáticas e apresenta casos de inovações enfatizando os seus aspectos organizacionais. Inovação é entendida no sentido amplo, englobando inovação em produtos, serviços, processos, gestão, modelos de negócio e outras.

Título: ORGANIZAÇÕES INOVADORAS SUSTENTÁVEIS: Uma Reflexão sobre o Futuro das Organizações.

Organizadores: José Carlos Barbieri e Moysés Alberto Simantob

Editora: Atlas

Páginas: 118 páginas

Sinopse

Esta obra pretende contribuir para o debate em torno do significado da expressão organização inovadora sustentável, que recentemente tem aparecido em alguns poucos textos, com diferentes entendimentos. Em vez de perguntar como inovar de modo a alcançar os resultados desejados, aqui se pergunta: para que inovar?
Trata-se de uma pergunta cada vez mais pertinente diante da emergência da responsabilidade social e ambiental ampliada como um dos parâmetros básicos de ação para todos os agentes públicos e privados, reclamada por importantes setores da sociedade mundial.
Entre os novos desafios empresariais está a capacidade de contribuir para a construção e difusão de novos modelos de gestão alinhados com os processos de desenvolvimento sustentável. Uma organização inovadora sustentável é aquela que contribui para alcançar esse tipo de desenvolvimento: um desenvolvimento socialmente includente, tecnologicamente prudente e economicamente eficiente.

Título: ORGANIZAÇÕES INOVADORAS DO SETOR FINANCEIRO: Teoria e Casos de Sucesso

Organizadores: José Carlos Barbieri e Moysés Alberto Simantob

Editora: Saraiva

Sinopse

Este livro trata de inovações no setor bancário, uma área reconhecidamente importante para a economia de qualquer região ou país. Foi elaborado pelo Fórum de Inovações da FGV/EAESP, que parte do princípio de que a organização deve ser capaz de inovar de uma forma sistêmica, como requer o ambiente econômico em que vivemos, em vez de trabalhar com ações isoladas. Em outras palavras, mostra como inovar de modo a produzir resultados benéficos para a empresa, para a sociedade e para o meio ambiente Além de discorrerem sobre organizações inovadoras (na área de serviços, de uma forma geral, e na área bancária, especificamente), os autores apresentam temas como as ondas tecnológicas em bancos e o meio inovador interno.

A obra traz, ainda, exemplos práticos associados aos conceitos teóricos, servindo como referência para aqueles que estudam ou trabalham com inovação.

Título: A FORÇA DOS MODELOS MENTAIS:  Transforme o Negócio da sua Vida e a Vida do seu Negócio

Autores: Yoram (Jerry) Wind, Colin Crook e Robert Gunther

Apresentação à edição brasileira: Moysés Simantob

Editora: Bookman Companhia Editora e Artmed Editora S.A.

Sinopse

Um livro que ajuda a entender o mundo, de forma que o leitor possa tomar decisões que respondam à realidade e não a um modelo obsoleto de realidade. Os autores mostram como os modelos mentais se colocam entre as pessoas e a vida real, distorcendo as percepções e criando limites e oportunidades.

Título: GESTÃO DO DESIGN: Usando o Design para Construir Valor de Marca e Inovação Corporativa.

Autores: Brigitte Borja de Mozota, Cássia Klöpsch e Filipe Campelo Xavier da Costa

Apresentação à edição brasileira: Moysés Simantob, Gustavo Severo de Borba e Filipe Campelo Xavier da Costa

Editora: Bookman Companhia Editora

Sinopse

‘Gestão do Design’ pretende mostrar como o design e a gestão podem convergir em uma abordagem filosófica e prática que gera valor, contribui para o desempenho da empresa e tem impacto sobre a visão corporativa. Escrito pela pesquisadora Brigitte Borja de Mozota, autoridade na área, esta obra apresenta um plano prático para integrar os valores, a criatividade, a ética e as inovações do processo de design à administração geral da empresa. Repleto de exemplos reais de grandes empresas, incluindo oito estudos de caso de empreendimentos nacionais e um português, este livro foi elaborado para profissionais de design, administração, marketing e comunicação.